perderam suas raízes racionais. E, com isso, realizar a avaliação sem privilegiar os valores de um só ponto de vista, e estruturar o corpo social a partir de suas próprias características. Es importante separar los distintos elementos de la teoría, porque al analizarlos, algunas partes resultan ser correctas, mientras que otras parecen erróneas. [ Links ], Massimi, M. (2002). História e Ciências Sociais. Referimo-nos a culturas, pois são diversos os significados atribuídos pelos vários sujeitos culturais, ao longo da história e também em toda a extensão do espaço geográfico, ao mundo, à realidade em si mesma. Cultura, substantivo de que deriva o adjetivo cultural, pode ser definida como “conjunto de crenças, valores, formas de organização social e produtos materiais de um grupo social, religioso ou racial. Por causa disso, as noções de superioridade, inferioridade . Antes, as ideias de F. Boas parecem coincidir com os postulados de Albert Einstein em sua teoria da relatividade. A partir do final do Século XIX, enquanto a Sociologia estudava as consequências da ascensão e do desenvolvimento do capitalismo industrial nas sociedades industrializadas, a Antropologia estudava povos de sociedades afastadas dos grandes centros urbanos ocidentais, povos com costumes bastantes diferentes dos das sociedades industrializadas capitalistas. (A. Respostas: 1 Mostrar respostas Outra pergunta: Psicologia. Com efeito, esta área de estudos históricos promove uma possibilidade de compreensão das relações entre processos psicológicos (objeto de estudo da psicologia) e fenômenos culturais (expressões das diversas culturas humanas). With a theoretical contribution of authors in their original texts of dialogues with the universe of the arts, this study aims to expose a look at classics that can help us understand our asymmetric present, filled with translations and submerged voices. Instant access to millions of ebooks, audiobooks, magazines, podcasts and more. Cada vez mais, elas parecem sufocar o pensamento e a ação humana, retirando dela sua liberdade criativa. A reviravolta consiste, segundo Husserl, numa “maneira geral de estimar as ciências” (Husserl, 1976, p. 10). El relativismo cultural es una corriente antropológica que surgió en el siglo XX. A consideração destas duas posições filosóficas, expressivas de um movimento crítico articulado em muitas expressões e posicionamentos, leva-nos à urgência de pensar outras modalidades de interação entre psicologia e cultura capazes de superar o erro apontado por Husserl e por Horkheimer. Introduzione alla filosofia. Cabe reconhecer aqui o mérito da tentativa empreendida por Freud para compatibilizar os dois âmbitos, da psicologia e da cultura. nossa). We’ve updated our privacy policy so that we are compliant with changing global privacy regulations and to provide you with insight into the limited ways in which we use your data. Idéias psicológicas na cultura luso-brasileira do século XVI ao século XVIII. Por ejemplo, considera relativas a cada sistema cultural las diferentes formas de matrimonio, como la poligamia o la poliandria. Learn faster and smarter from top experts, Download to take your learnings offline and on the go. ISBN-13: 9798581881835. Noutro trecho do mesmo capítulo, Skinner afirma: Contudo, (a cultura1) não é unitária. Sobre el problema fílosófíco y práctico de la diversidad cultural», https://es.wikipedia.org/w/index.php?title=Relativismo_cultural&oldid=146866415. Designa um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Outra crítica contundente ao enfraquecimento da cultura em prol da afirmação da “razão instrumental” da ciência e da tecnologia – voltadas para o domínio sobre o mundo natural e humano –, foi elaborada por M. Horkheimer. Na visão deste filósofo, a operação de mudança da mentalidade determinada pela psicologia manifesta-se, sobretudo, em dois aspectos: a psicologia difunde um novo modo de conhecimento de si mesmo e impõe novos modelos prescritivos acerca do que seria a subjetividade. O relativismo cultural é importante para que as culturas não sejam estratificadas em camadas hierárquicas, como se existisse "cultura pior" e "cultura melhor". A cultura, portanto, pertence ao mundo-da-vida, tendo vários níveis, entre os quais, há o nível da ciência. Com isso, o etnocentrismo afirma a existência de uma hierarquia de civilizações, em que todo e qualquer povo que se difere da visão europeia, está apta a julgamentos negativos. A comunidade dos cientistas é tida como a única instância capaz de um planejamento cultural adequado para garantir a sobrevivência da espécie humana. Fé, verdade, tolerância. M. (2000). Baseado na Lei da Relatividade, o tempo e o espaço são, na verdade, dois aspectos de uma mesma realidade. Assim, “o significado é substituído pela função” (Horkheimer, 1969, p. 27) e conceitos como felicidade, justiça, beleza, etc. Citamos a seguir as palavras do próprio Freud: Conhecemos uma solução muito mais conveniente, a chamada ‘sublimação’, pela qual a energia dos desejos infantis não se anula, mas ao contrário permanece utilizável, substituindo-se o alvo de algumas tendências por outro mais elevado, quiçá não mais de ordem sexual. [ Links ], Stein, E. (1999). (2003). Muitas vezes se supõe que o termo se refira a um espírito ou atmosfera ou algo com dimensões não físicas. (Originalmente publicado em 1953). Alguns pontos são especialmente reveladores. Memorandum: Memória e História em Psicologia. Assim como, de utilizar suas práticas persuasivas e pedagógicas na intenção de reduzir uma multiplicidade heterogênea de visões do mundo e de práticas de conduta, a um corpo social unitário, moldado pela adesão ao cristianismo. A legitimação filosófica desta concepção de cultura encontra-se na posição do filosofo inglês F. Bacon. Portfolio Semana Cultural Virtual Roseni Maria DOS Santos; Resolução halliday vol 3 edição 10 - Capítulo 27 . Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha. (Raposo Trad.). (Originalmente publicado em 1997). Marina Massimi – Departamento de Psicologia e Educação – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Uma expressão poética que parece explicitar esta definição de cultura, assinalando ao mesmo tempo a dificuldade do homem contemporâneo em relação a ela, encontra-se no livro Pensamentos Repentinos de A. Sinjavskij (publicado sob o pseudônimo de A. Terz). O conceito de relativismo cultural não só pode ser útil na coleta e análise de dados de sociedades diferentes da do observador como pode permitir que uma sociedade desenvolva uma abordagem mais compreensiva e inclusiva de indivíduos ou grupos dela que se comportam de forma diferente do esperado ou do que é geralmente considerado aceitável. A tradição ibero-lusitana penetrou no Brasil, na cultura popular, pela introdução de práticas de origem medieval, como festas religiosas ou civis (folia de reis, encomendação das almas, procissões) e comemorações históricas (cavalhada). A cultura gera uma identidade, isto é, uma forma própria do sujeito se posicionar diante dessas questões. Ciência e comportamento Humano. No nível da cultura letrada, pela importação de livros e idéias e pela circulação de intelectuais. O relativismo cultural foi uma reação à escola positivista criada por Auguste Comte, que defendia que a história humana era um caminho contínuo ao progresso científico, aos moldes europeus. Ela pressupõe, portanto, que o observador se dispa, tanto quanto possível, dos preconceitos e condicionamentos de sua cultura. O relativismo cultural é um processo de observar o conhecimento de sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade do pesquisado, ou seja, realizar a observação sem usar qualquer meio ou parâmetro preconcebido e, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema cultural em questão sem nenhum preconceito. Sendo assim, toda cultura humana tem um horizonte totalizante no sentido de ser um conhecimento aberto à práxis e inerente a todos os aspectos da vida. B. F. Skinner, num de seus livros mais famosos, Ciência e Comportamento, aborda a questão no tópico O Ambiente como Cultura: Geralmente fala-se de um ambiente social como a “cultura” de um grupo. Books by Ama Fleud-Floyd. Num arco temporal que se estende desde meados do século XVI até a metade do século XVIII, os membros da Companhia de Jesus encarregaram-se da transmissão das tradições culturais do ocidente. It appears that you have an ad-blocker running. Deste modo, negavam a existência de uma única verdade. (V. Prazeres Trad.) Exibir mais. The article approaches a comparison between psychology and culture, from a perspective of historical studies, considering the presupposition that the history of psychological knowledge in the Brazilian culture can contribute to understanding this comparison, since it provides psychology a better cultural and social foundation. Última edición el 24 oct 2022 a las 17:14, «Del relativismo cultural al etnocentrismo (y vuelta)», «Muchas Culturas. Relatividade cultural, interculturalismo, aculturação e etnocentrismo Área de Integração O interculturalismo implica o respeito pelos Outros e dá especial importância ao diálogo. Colocando-nos na perspectiva sugerida por Cascudo e Suassuna, para apreendermos a história dos saberes psicológicos no Brasil dentro do horizonte da Historia Cultural, podemos identificar diferentes sujeitos culturais, protagonistas da história dos saberes psicológicos, em diversos períodos históricos. A través de la expansión de metodologías de investigación para reconocer la variación cultural en el comportamiento, el lenguaje y el significado, busca . Para que se possa entender melhor o que é relativismo cultural, é útil aprofundar-se nas relações entre ele e o etnocentrismo. Já o relativismo moral defende que o bem e o mal, o certo e o errado, entre outras categorias de valores, são relativos a cada cultura. El relativismo cultural es una corriente antropológica que surgió en el siglo XX. Relativismo cultural é um ponto de vista, muito assimilado na área da Antropologia, que percebe diversas culturas livres de etnocentrismo. Longe de afirmar que as leis . El relativismo cultural considera por tanto imposible decir qué criterio es mejor dentro de varias sociedades, porque que son totalmente diferentes moralmente; esto sigue con lo mismo, esta corriente considera que no se debe aprobar algo solo porque dentro de una sociedad esté visto como bien hecho, considerando otra sociedad en donde se considera lo contrario. O relativismo cultural significa que o comportamento humano não pode ser compreendido e avaliado fora do seu contexto cultural, isto é, deve ser julgado consoante o meio cultural que o condiciona e em que se formou. E III, 1, apud Bello, 1998, p. 41), fato que, por sua vez, “implicou considerar com indiferença as questões que são decisivas para a autêntica humanidade” (Ms. Trans. A cultura popular é “o saldo da sabedoria oral na memória coletiva” (Cascudo, 2004, p. 710). São Paulo: Forense Universitária. Se toda cultura é o âmbito dos significados que os homens atribuem à existência e à realidade, então ela contém também os significados da própria vida psíquica: há maneiras de significar os fenômenos psíquicos específicos de uma determinada cultura e que podem ser iguais ou diferentes em outras culturas. Sonhar com carro pegando fogo: com pessoas dentro, em movimento etc. O relativismo cultural parte da ideia de que cada cultura tem seu próprio sistema moral ou ético e, como cada cultura é válida, o mesmo acontece com sua moral. Relativismo cultural é uma atitude e pressuposto de método de pesquisa que serve para descrever, analisar e avaliar a cultura de um grupo humano baseado em termos e valores daquele grupo. El relativismo cultural no es una doctrina ni un cuerpo teórico unívoco. Roma: Cittá Nuova. En cambio se decía que cada cultura debía ser estudiada o interpretada desde sus propias creencias, valores, prácticas, hábitos, etcétera. la psicología cultural asume que la cultura cuenta con un papel estructural en el movimiento psicológico humano, para que las capacidades humanas universales como la comunicación, creatividad y razonamiento, sean resultado del hecho de que todos vivimos en la cultura, abarcando diferentes formas de vida, tradiciones, idiomas e instituciones que … Ou seja, todas as culturas estariam em um estado, em menor ou maior grau, de aproximação do que seria a sociedade mais evoluída, com isso, criando o método comparativo, que permeia as justificativas do evolucionismo. Click here to review the details. Alguns autores usam a expressão relativismo social para se referir à relativização de valores morais, valores estéticos ou de crenças entre diferentes sociedades ou entre diferentes grupos pertencentes a uma mesma sociedade. ), que se dan en una cultura particular. São Paulo: Cortez. Propõe uma representação de si mesmo e do mundo e critérios normativos da ação. Activate your 30 day free trial to unlock unlimited reading. Trata-se do jogo da mente consigo mesma, jogo este que ocorre quando a mente se fecha contra toda a realidade e sente somente a si própria (Arendt, 1999, p. 296). Compararmos nosso horizonte pretenso com o estilo de vida de um simples camponês do passado: todos os seus gestos pertenciam a um significado universal. O conceito de relativismo cultural não só pode ser útil na coleta e análise de dados de sociedades diferentes da do observador como pode permitir que uma sociedade desenvolva uma abordagem mais compreensiva e inclusiva de indivíduos ou grupos dela que se comportam de forma diferente do esperado ou do que é geralmente considerado aceitável. Etnocentrismo. (Originalmente publicado em 1988). Boas debate, de forma concreta e lógica, o evolucionismo e suas ideias relativas, provando que as sociedades precisam ser estudadas através de seus próprios conceitos e, assim destruindo o discurso evolucionista vigente até então. As culturas estudadas adquirem, assim, seus próprios sistemas de valores e sua própria integridade cultural. "La visión romántica de la lengua como indisociable de la cultura promovida por los estudiosos alemanes J. Herder y W. von Humboldt en el siglo XVIII dio gran importancia a la consideración de la diversidad lingüística y cultural."[4]​. 5, 70-87. (S. H. Ferreira Trad.). As idéias psicológicas no Brasil do século XVII ao XVIII. Quando se refere aos aspectos morais, trata-se de um relativismo moral descritivo. Existe aqui uma prioridade implícita: a psicanálise é uma ciência e como tal, cabe-lhe explicar a cultura. TRADUÇÕES E TRANSFORMAÇÕES NA AMAZÔNIA, Aprender antropologia franc3a7ois laplantine, BAUMAN, Z. Ensaios Sobre o Conceito de Cultura. Como una propuesta del antropólogo Franz Boas; él redefinió la antropología y el concepto de cultura de ese tiempo, que estaba fuertemente marcada por la corriente Darwiniana . Com efeito, a unidade de uma cultura e a possibilidade de unidade entre culturas diferentes somente podem ser reconhecidas se se apreende o núcleo central de cada uma. Mas afinal o que é a relatividade cultural? El relativismo cultural es una corriente que afirma que el estudio de otras culturas ha de realizarse de forma empática. (Originalmente publicado em 1987). A relatividade entre psicologia e a física Rodrigo Gabriel Piris CO-CEO - Inclue (ESG na prática. Na psicologia histórico-cultural (para alguns a psicologia sócio-histórica), que tem em seus fundamentos teórico-metodológicos as produções de Vigotski, Leontiev, Luria e outros autores soviéticos, o objeto de estudo é a consciência, mas, para compreendê-la, é necessário considerar os processos que a constituem e fazem com que seja . Barbosa Trad.). BenedettiTrad.). De fato, Freud move-se num horizonte profundamente marcado pela epistemologia positivista, de certa forma análoga à utilizada por Skinner (apesar de este ser mais ligado à versão recente do neopositivismo lógico e do operacionalismo). The converging dimensions of arts and cultures have interests to the field of anthropology since the mid-1950s. Em suma, a história da psicologia e dos saberes psicológicos possibilita apreender não apenas de modo diacrônico, mas também sincrônico, os diversos saberes presentes numa determinada cultura, com seus próprios e diferentes regimes de historicidade. Tap here to review the details. sonho) Em contradição ao etnocentrismo, a antropologia cultural introduz a ideia de relatividade . Conclui-se afirmando a exigência de uma ampliação do que se entende por conhecimento psicológico, não apenas se incluindo neste domínio o saber psicológico de natureza científica, mas também o saber psicológico inerente à cultura. Psicologia: Reflexão e crítica, 14(9), 625-633. Antes de pegar na colher, iniciava fazendo o sinal da cruz e por este único gesto, ligava-se à terra e ao céu, ao passado e ao futuro (Terz-Sinjavskij, 1977, p. 44-45, trad. We've encountered a problem, please try again. Como a cultura é algo que o homem faz e também o instrumento que usa para fazer-se e para fazer o outro, ela é civilizadora. Devido ao fato de que o método analítico de abordagem da pessoa liberaria nela os impulsos e desejos reprimidos e contrastantes com a educação e a formação do ser humano – proporcionadas pela civilização e pela cultura. Nessa tradição insere-se por exemplo o antropólogo Clifford Geertz. O termo abrange muitos significados, que refletem conhecimentos, experiências e valores de indivíduos e coletividades que a ele se reportam em variadas épocas, espaços e histórias diferentes, sendo, portanto, uma construção social com a marca da relatividade cultural. Teoria Geral Da Relatividade Da Psique Doutrina Da Psicologia Doutrina das Três Humanidades Como Três Estratégias Anti-Ansiedade by Ama Fleud-Floyd. Assim, o olhar ao passado nos recoloca possibilidades mais amplas de entendermos a cultura (De Certeau, 2000). Independientemente de las críticas a la que es sometida esta teoría filosófica, también hay que subrayar como aspecto interesante que existen valores coincidentes entre las culturas, como es el caso de la sinceridad a la hora de comunicarnos, la proscripción del homicidio, etc. Por um lado, há autores da escola fenomenológica, como E. Stein, o qual, seguindo Husserl, ao propor uma fundação científica da psicologia em base fenomenológica, define o campo desta e delineia suas relações com as demais ciências e com as áreas da cultura empenhadas no estudo do ser humano (por exemplo, na obra Introdução à filosofia). (2001). Porto Alegre: Ebangraf-Abrapso Sul. Cascudo (2004) retoma o mito grego dos gêmeos Castor e Pólux para afirmar que a cultura oral, recebida dos antepassados, e a cultura adquirida pela formação escolar são duas dimensões coexistentes e irmanadas na “mesma constelação rutilante do conhecimento” (p. 710).